Dicas de cuidado com seu Freio


Antes mesmo de fazer uma viagem com a sua família ou apenas a negócio, se utilizar o seu veículo pessoal fique atento aos freios do seu carro.

Para verificar se o sistema esta funcionando corretamente, sempre procure uma loja especializada ou mecânico de confiança, pois os freios são uma das partes mais importantes para a sua segurança no veículo.

As pastilhas normalmente duram até 40 mil km, porém esse valor pode ser inferior se você costuma utilizar com mais freqüência o sistema no seu dia-a-dia. Se essas peças estiverem gastas, troque-as por novas. Outro ponto importante é nunca deixar o mecânico lixar o disco até aplainar as saliências deixadas pelo desgaste, pois esse serviço pode comprometer a sua segurança em uma viagem.

Outro item que deve ser verificado periodicamente é o fluído de freio, a cada 12 meses é recomendável a troca desse líquido, pois se não for feito esse serviço o fluído pode perder as suas características originais e também comprometer a segurança.

Para que os freios do seu carro não desgastem facilmente, confira essas dicas:

  • Em uma descida não deixe o carro em ponto morto, pois isso sobrecarrega o sistema, então o correto seria deixar engatada em uma marcha reduzida;
  • Evite frenagens bruscas, mantenha uma distância de segurança do carro à frente, para que em uma emergência consiga parar a tempo;
  • Se estiver em um local e precisar utilizar o freio de mão, puxe-o com o gatilho (botão) apertado, para preservar o mecanismo do sistema.