Diferença entre Direção Mecânica e Hidraulica


Vocês sabem a diferença entre direção hidráulica e mecânica? A direção mecânica tem função de transmitir o movimento do volante para as rodas, por meio do contato entre os parafusos sem-fim e o eixo setor. Na mecânica, todo o esforço necessário para o esterçamento das rodas é feito pelo motorista.

Na direção hidráulica o princípio é o mesmo, porém, o motorista é auxiliado por um cilindro hidráulico comandado por uma válvula de fluxo direcional, fazendo com que cerca de 80% do esforço necessário para esterçar as rodas seja feita pelo óleo hidráulico sob pressão, restando ao motorista apenas 20% do esforço.

A direção hidráulica tem vantagem de absorver os esforços e cargas solicitada com o mínimo esforço do motorista. Este tipo de direção além do conforto, garante mais segurança pois permite uma correção rápida e precisa em situações emergenciais.

Principais causas de defeitos:

Os sintomas mais frequentes percebidos pelo motorista são de direção pesada ou ruídos durante as manobras. Porém, deve ser feita uma análise criteriosa para identificar qual componente está causando o problema, pois em muitos casos, não se tratam de defeitos na direção ou na bomba, mas na geometria do veículo. (Faça o alinhamento e o balanceamento na GrandPneus)

Para evitar problemas, deve-se evitar esterçar as rodas com o veículo parado, pois isso aumenta a pressão no sistema o que faz subir a temperatura do óleo. Evite forçar o volante no final do esterçamento, para prevenir danos no sistema hidráulico. Os principais inimigos da direção hidráulica são as impurezas (envelhecimento do óleo) e ar dentro do sistema hidráulico.

Dica:

É fácil lembrar de trocar o óleo do motor, mas normalmente o óleo da direção hidráulica é esquecido. Acompanhe o nível do óleo e mantenha dentro das especificações do fabricante.

Fonte