Como lavar o carro


Fim de semana chegando, você vai querer sair com seu carro limpinho, certo?
Mas você sabe lavar seu carro corretamente?
Leia nossa dica de como lavar seu carro corretamente.

Lavando o carro

Comece com muita água na carroceria:
Para iniciar um bom processo de lavagem, voce deve iniciar jogando muita agua, em abundância na carroceria e nas partes embaixo do carro, na caixa de roda (se tiver como jogar embaixo do carro, também é bom, mas isto é raro). Para ser ecologicamente correto, o ideal é ter uma lavadora de alta pressão, que irá tirar melhor a sujeira e ainda economiza 80% de água.

Lavar e limpar o carro

Escolha uma esponja macia e dê preferência a shampoos neutro facilmente encontrados no supermercados. O famoso sabão de côco é bom e eficiente para lavar partes com muita sujeita, como as rodas e pneus, porém causa manchas nas partes de borracha dos vidros e outros. Detergente nem pensar, pois é pior que o sabão de côco.
Inicie limpando o teto do carro. Prepare em um recipiente água limpa com a medida certa de sabão neutro. Passe a esponja para limpeza de carros (encontrada facilmente em qualquer supermercado também) de cima para baixo, teto, portas laterais, sempre mergulhando a esponja no recipiente com água e sabão. Nunca passe a esponja em rodas, pneus, e na parte de baixo dos para choques, onde fica com mais sujeira, e depois volte a passar na lataria, isto provoca riscos na pintura.
Após limpar bem o carro como descrito, lave novamente com bastante água e vamos para a próxima etapa.

Lavando para choques, rodas e pneus


Agora, com a mesma água que ainda temos no recipiente ou balde (acrescente mais água se necessário), lave as rodas e pneus com sabão de côco e enchague bem. As partes mais sujas dos para choques, limpe antes desta etapa, ainda com a agua limpa e sabão neutro.
Rodas de liga ou alumínio? Limpe da mesma forma, mas existem escovas especiais para lavar estas rodas, que podem ser encontradas nas casas e lojas especializadas de produtos para carros e facilitam ainda mais o trabalho e limpar elas por dentro também.
Pronto, carro todo limpo, vamos secar. Fácil? Sim, porém também temos algumas dicas:

Secando o carro

Escolham panos de chão alvejados ou de microfibra. Se for usar pano de chão, o mesmo deve estar bem limpo e sem restos de sabão ou engordurados. Inicie secando sempre os vidros. Seque bem por fora, torcendo bem o pano, assim os vidros não ficarão com aquelas manchas que tanto incomodam. Não necessita passar jornal nos vidros também.
Após os vidros bem secos, seque com cuidado a lataria, lavando o pano algumas vezes se necessário.
Seque as portas por dentro e na parte debaixo. Repita isto nos vãos do porta-malas.
Terminado a secagem, vamos para o acabamento.

Acabamento

Para os Pneus, espere estar bem seco e passe o velho e bom "pneu pretinho" da marca de sua preferência. Se quiser temos uma Receita de Pretinho Caseiro.
Para as partes de borrachas, painel retrovisores (nas partes pretas), e outras partes que normalmente passamos silicone, recomendo o produto "protetor UV" da J&J, que além de ser um produto melhor, vai conservar e proteger por muito mais tempo, principalmente dos nocivos raios UV.
Pronto, seu carrão esta novo de novo e sem manchas ou pequenos riscos. Outra dica importante é de não esquecer de encerar o carro a cada mês para proteger também a pintura contra o sol, chuva e sereno.

No próximo post sobre conservação do veículo, vamos ensinar a encerar e cristalizar o seu carro em casa mesmo, sem precisar gastar muito e com ótimos resultados. Ficou alguma dúvida sobre a lavagem? Escreva que tiramos suas dúvidas.

Fonte